150 ANOS DE SANTOS DUMONT

II COMAR inicia atividades em alusão aos 150 anos de Santos Dumont

Ação é coordenada pelo Centro de Memória e visita escolas e colégios do Recife (PE) 
Publicada em: 27/06/2023 23:08
Imprimir
Fonte: II COMAR, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea

O Centro de Memória do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), localizado em Recife (PE) iniciou, no mês de junho, um ciclo de palestras em alusão às comemorações dos 150 anos de Alberto Santos Dumont, celebrado no dia 20 de julho. As atividades têm como público-alvo os estudantes das redes pública e privada de instituições de ensino sediadas no Recife. As apresentações são lecionadas pelo Chefe do Centro de Memória, Capitão Especialista Aristóteles Alves Moraes, e abordam a vida e a obra do Patrono da Aeronáutica e Pai da Aviação, além das formas de ingresso às fileiras da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em 9 de junho, a ação foi iniciada na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Brigadeiro Eduardo Gomes, vinculada ao Governo de Pernambuco na Zona Sul da capital pernambucana. A instituição é batizada em homenagem ao primeiro Comandante do II COMAR – então 2ª Zona Aérea, Marechal do Ar Eduardo Gomes, e não é a única com ligações com a FAB. O bairro de Boa Viagem, cujo povoamento foi fomentado pela ativação de Organizações Militares da FAB na década de 1940, recebe ainda as Escolas de Referência em Ensino Médio Santos Dumont e Augusto Severo e a Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão. Em 16 de junho, os alunos do Santos Dumont também participaram de uma apresentação em homenagem ao Sesquicentenário daquele que dá nome à escola.

O Chefe da Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do II COMAR, Coronel de Infantaria André Luiz Souto Mendes Barros, falou aos estudantes sobre a influência do Pai da Aviação e sua importância na sociedade até os dias de hoje. “No início do século passado, o mundo não tinha tantos recursos tecnológicos quanto temos hoje. Muitos eram os desafios que aguçaram a curiosidade de Santos Dumont, que sempre buscava criar formas de superá-los. Tendo em vista toda a sua vida, ele foi muito além da invenção daquilo que seria o primeiro voo do ‘mais pesado que o ar’, alçado aos céus e retornando à terra com recursos próprios, sem auxílio externo, o que ficou conhecido por avião. Em sua trajetória, marcada pela inquietação inventiva, muitos artigos, como o relógio de pulso, o hangar e o dirigível tiveram contribuição determinante do brasileiro”, destacou.

Além das escolas da Zona Sul Recifense, a apresentação também foi proferida no Colégio Militar de Recife. Durante os meses de junho e julho, outras instituições de ensino receberão a palestra, na qual o Capitão Aristóteles destaca os feitos de Santos-Dumont. “Até que o homem conseguisse romper os limites do ar, muitos contribuíram e muitos países celebram seus personagens importantes, mas nestas disputas, é inegável que Santos-Dumont foi aquele que primeiro decolou, planou e pousou aos olhos do público, além de ser o maior contribuinte para a cultura aeronáutica e a difusão do conhecimento”, relembra.

Centro de Memória

O Centro de Memória foi reinaugurado em 7 de abril de 2022, reorganizando e recuperando o acervo do antigo Museu Aeronáutico do II COMAR, inaugurado em 23 de outubro de 1995 e, agora, dá destaque aos trabalhos desenvolvidos pela FAB na capital pernambucana e na Região Nordeste. A mostra conta com equipamentos bélicos e de voo, como bombas, mísseis, espoletas e macacão de voo e traje anti-G, além de utensílios e objetos pessoais do Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes. Além disso, uma linha do tempo situa o visitante a respeito das etapas da evolução da aviação e do poder aeroespacial brasileiro, além de reverenciar os pioneiros da aviação nacional.

Fotos: Tenente Felipe Bueno e Sargento Arthur Duarte / II COMAR